Afinal, Miranda estava certa?

Data

Salta alto ou sapatilha? Eis a questão!

Quando falamos em uma imagem pessoal que transmita elegância e poder, recebo a fatídica pergunta: mas eu vou ter que usar salto para alcançar isso??? É uma conexão imediata, quase instintiva, seguida de medo.

Mesmo sem querer, há muito tempo relacionamos o salto alto a esses atributos. No imaginário mais recente, a figura da chefe poderosa chegando ao escritório (sim, eu amo o Diabo Veste Prada) e fazendo o barulho “clac, clac” do salto no chão de mármore já é um clássico. Ao som dos saltos, as funcionárias correm para trocar seus sapatos confortáveis por torturantes saltos agulha.

Então pense na minha surpresa quando li sobre um estudo que mostra que as mulheres não são apenas julgadas pelo que vestem, mas também pelo que calçam? Aparentemente nem nossos pés estão livres do olhar alheio.

O estudo, conduzido pela Professora Sreedhari Desai, da Universidade da Carolina do Norte, fala sobre o efeito do que as mulheres vestem no ambiente corporativo. As pesquisas conduzidas por ela foram feitas com mulheres em várias situações de cotidiano profissional (em sala de aula, fazendo uma apresentação, indo a uma entrevista de emprego etc.) com apenas uma variável: elas usavam sapatos de salto alto ou sapatos sem salto. Em todas as situações, as mulheres que usavam sapatos baixos foram vistas como mais preparadas e competentes, com avaliações melhores vindas tanto de homens quanto de mulheres, informação que me intrigou bastante.

A pesquisadora concluiu que o uso de salto alto no trabalho traz significados diferentes. Para alguns, é visto como parte do “uniforme do poder” para mulheres que querem se destacar, enquanto para outros, o salto alto é visto como um calçado tão feminino que pode resultar na objetificação da mulher e consequentemente uma diminuição na perspectiva de crescimento profissional.

Mesmo assim, o uso de salto alto ainda é tido como parte do dress code em muitas empresas, sob pena de demissão se não for acatado. Mas ué, se algumas de nós têm que usar salto mas somos percebidas de maneira menos positiva por isso, o que fazer então?

Algumas empresas já entenderam que essa é uma exigência datada e trocaram o uniforme de trabalho por tênis ou, pasmem, calçados à nossa escolha! Os pés agradecem…

O que nos faz pensar no quanto ainda faz sentido esse tipo de código de vestimenta, principalmente em um momento em que muita gente trabalhou de casa usando um belo par de chinelo e meia. Será que vamos querer voltar a nos sacrificar em nome de uma elegância com a qual a gente talvez nem concorde só porque alguém disse que é assim que deve ser?

O mundo mudou, o jeito de nos vestir mudou. Hoje em dia temos uma variedade de opções para todos os gostos e estilos.

Você já parou para pensar no que é elegante hoje em dia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja
Mais artigos

Os tecidos para o verão

Estamos no verão! Estação igualmente amada e odiada pelas pessoas pelo mesmo motivo: o calor intenso. E isso fica mais evidente na hora de escolher