A cor da virada na sua vida

Data

Quantas vezes já nos preparamos para comemorar a chegada do
ano novo escolhendo com que cor passar a virada? Quem nunca, né? Essa parece
ser a época em que muitos de nós escolhem a mensagem que quer passar para o
universo sobre o que mais importa no ano que vem por aí.

Amarelo atrai dinheiro, branco é para quem quer paz,
vermelho vai servir para ter muito amor, e assim por diante. Mas e no resto do
ano? Ou melhor dizendo, e na vida profissional? Talvez o universo precise de
somente uma dica, mas a verdade é que precisamos repetir o sinal muito mais
vezes para que as pessoas entendam a mensagem.

Isso é parte do famoso branding. Quando falamos em branding,
ou gestão da marca, é a estratégia usada por empresas para despertar sensações
e criar conexões inconscientes com os clientes. Então, se estamos falando de
estratégia para criar conexão, por que não usar essa mesma estratégia em nós
mesmos para sermos vistos como queremos?

E as cores são parte importante disso. Por meio delas,
podemos tanto atrair atenção para um ponto quanto torná-lo quase imperceptível
e causar reações e sensações diferentes dependendo do lugar de onde viemos. O
branco, por exemplo, representa paz e pureza no Ocidente mas remete à má sorte
e luto em alguns países do Oriente.

Mas qual é a mensagem que cada cor pode trazer? Confira
abaixo o que cada uma delas “diz” ao cérebro humano e tire proveito do melhor
que cada cor tem a oferecer, começando pelas cores primárias: azul, amarelo e
vermelho.

Azul: a cor
preferida da maioria das pessoas. Representa simpatia, harmonia e fidelidade,
apesar de ser fria e distante. Além de ser 
a cor mais associada às virtudes intelectuais, o azul é a cor de todas
as características boas que se afirmam no decorrer do tempo, de todos os
sentimentos bons e de compreensão mútua. O azul escuro pode ser uma ótima
alternativa ao preto para passar a sensação de seriedade e competência no
trabalho. O azul claro representa delicadeza e suavidade, enquanto o turquesa
comunicação e criatividade.

Amarelo: nos
remete ao estímulo, positividade, otimismo, alegria e energia, por ser a cor do
Sol. Precisa de uma energia extra no dia? Use algo amarelo. Se você quer que
sua marca pessoal (olha o branding aí, gente!) tenha essas características,
pode apostar nas combinações com amarelo. Por ser a base do dourado, também
pode transmitir sensação de riqueza e prosperidade. Ideal para quando
precisamos de criatividade, mas não é a melhor cor se queremos transmitir
confiança, pois é uma cor que traz uma certa instabilidade.

Vermelho: A cor de
todas as paixões – do amor ao ódio. A cor da felicidade, da força e também do
perigo. O vermelho é constantemente usado como uma cor de destaque, que pode
tanto representar o luxo e sensualidade quanto a agressividade e dinamismo.
Então, se quiser chamar atenção, use vermelho. O vermelho escuro traz a
sensação de sabedoria, elegância e requinte.

Verde: cor da
natureza e da esperança. É associada também ao dinheiro, ao qual nos referimos
como “ verdinhas”, e ao que é bom. O verde na planilha mostra que as coisas
estão no caminho certo.. Remete também ao crescimento e à renovação. Por
derivar do azul, também pode ser uma cor tranquilizante, porém menos fria
devido ao amarelo, e por isso é uma cor que pode representar harmonia. Pode ser
uma cor aliada para lidar com momentos estressantes, pois é uma cor
naturalmente relaxante.

Laranja:
literalmente a mistura de vida e energia, o laranja é ótimo para quem quer
demonstrar juventude, euforia e confiança. Se quiser passar uma mensagem
objetiva e determinada, use laranja, apenas tomando cuidado com o excesso.
Também é uma cor associada à agilidade mental.

Roxo: ah, o roxo!
Em geral representa a espiritualidade e o mistério. Atualmente, é muito usada
para passar a mensagem de criatividade e imaginação. Mostra também sinceridade,
respeito e transformação, então pode ser usada em contextos em que se precise
fugir do convencional. Em excesso, pode transmitir uma imagem de vaidade e
extravagância.

Branco: a cor da
paz, mas também da clareza, frescor e inocência. Também mostra simplicidade e
perfeccionismo. Uma curiosidade sobre o branco é que ele não traz em si nenhuma
característica negativa, o que também pode criar um certo distanciamento
perante tamanha perfeição. Minimalismo e atemporalidade também podem ser associados
ao branco.

Preto: primeira
opção de 11 entre 10 pessoas que querem parecer elegantes. E elas estão certas!
De fato, o preto traz em si uma sofisticação, classe e poder. Em aspecto
negativo, pode passar a sensação de tristeza, luto e dor. É a cor usada por
pessoas de personalidade forte e que não querem seguir o padrão, mas também
pode ser usada por pessoas bastante introvertidas e que gostam de passar
despercebidas. A pergunta que não quer calar: o preto vai com tudo, certo?

Não, o preto não
combina com tudo
, mas isso é assunto para outra coluna.

Cinza: representa
neutralidade, tanto para o bem quanto para o mal. O excesso de cinza indica uma
ultra neutralidade, desânimo e indecisão. Se usado com sabedoria, pode
expressar solidez, estabilidade e qualidade. É a cor associada à tecnologia e
costuma destacar a cor com a qual é combinada em looks.

Rosa: é um
vermelho claro (com mais branco em si), portanto representa o romantismo, a
suavidade e o amor. Traz o carinho e a compaixão, então pode ser muito útil em
momentos em que se busca compreensão e acolhimento. Por ser uma cor que exala
doçura, é necessário cuidado ao usar se quiser demonstrar maturidade, pois o
excesso de rosa pode remeter à infantilidade.

Marrom: último,
mas não menos importante. O marrom é listado como a cor menos favorita das
pessoas, mas também é a cor do chocolate, então não pode ser ruim. O marrom
traz aconchego, praticidade e também simplicidade, assim como as suas variações
em bege e caramelo. É uma cor que representa constância e responsabilidade.

Agora que você já sabe o sinal que cada cor realmente manda
para o universo, é hora de se perguntar:

  1. Qual a sua cor favorita?
  2. Ela expressa o que você quer dizer para o
    mundo?

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